Acabo de publicar no meu canal do Youtube esse novo video, onde coloquei legendas.
O video discute a liberdade de expressão e seus limites diante das assim chamadas "microagressões".
Abaixo, você pode ler as legendas:
00:00:00] A Faculdade Occidental da Califórnia
está considerando instituir um sistema
[00:00:03] para que os alunos
reportem as chamadas microagressões perpetuadas contra eles no campo.
[00:00:09] Microagressões são
declarações que, intencionalmente ou não,
[00:00:12] enviam uma mensagem
negativa relacionada a alguém pertencente a um grupo marginalizado.
[00:00:16] Nós visitamos o campus
para perguntar aos alunos da faculdade
[00:00:18] se eles concordam que
as declarações seguintes poderiam ser consideradas microagressões.
[00:00:22] Essas declarações
foram documentadas como microagressões em um campus universitário em algum
lugar nos Estados Unidos.
[00:00:27] Você já ouviu falar do
termo microagressão?
[00:00:29] Sim, isso é uma grande
coisa no campo.
[00:00:30] Se nós vermos
violência em grande escala, podemos chamar isso de macroagressão.
[00:00:34] Mas a forma como nós
desvalorizamos essa violência, a forma como silenciamos essa violência, isso é
uma microagressão.
[00:00:40] Perguntando a um
asiático -americano, onde você nasceu?
[00:00:42] Sim.
[00:00:43] Muito, muito
contextual, sabe?
[00:00:46] Isso não é uma
microagressão.
[00:00:47] Isso é apenas
perguntar onde eles vão pular.
[00:00:49] Dizendo a uma
estudante negra que ele ou ela é muito articulado.
[00:00:53] Isso, sim.
[00:00:54] Sim.
[00:00:55] O que você acha de
dizer que todas as vidas importam?
[00:00:58] Eu acho que porque a
história de Black Lives Matter é uma forma de apropriar uma declaração que foi
criada especificamente para falar sobre as vidas negras sendo perdidas pela
brutalidade policial.
[00:01:09] Eu sou colorblind, eu
não ligo para a raça.
[00:01:14] Possivelmente.
[00:01:17] Eu acredito que a
pessoa mais qualificada deve conseguir o trabalho.
[00:01:22] As qualificações não
são realmente a única coisa que você deve considerar quando contratar alguém.
[00:01:27] Se você está dizendo
que a pessoa mais qualificada é uma pessoa que não é uma minoria, você não é de
uma religião que você acredita em, então sim, isso seria uma microagressão.
[00:01:33] Dizer que Deus te
abençoe depois que alguém espirra.
[00:01:36] Ah, isso seria uma
microagressão por causa de diferentes religiões.
[00:01:41] Sim, isso poderia ser
uma microagressão para alguém que não acredita em Deus.
[00:01:43] Eu acho que o dano ali
é relativamente mínimo.
[00:01:46] Então, ainda há algum
dano, então?
[00:01:49] Eu diria que não há
dano, mas se for perguntado, claramente alguém viu algum dano.
[00:01:55] Talvez seja uma
microagressão.
[00:01:57] Talvez.
[00:01:58] Você vê algum problema
em criar um banco de dados com declarações que a faculdade e os alunos fazem
para si mesmos, em termos de proteger os valores da livre expressão no campus?
[00:02:08] Não em termos de
proteger os valores da livre expressão, mas a ideia de um banco de dados
certamente levanta algumas interrogações.
[00:02:15] Então, sim, nós
precisamos de um sistema onde podemos reportar nossas experiências e um sistema
de educação ou qualquer coisa.
[00:02:22] Eu diria que é bom ter
isso, mas ter palavras proibidas não seria benéfico para a vida do aluno.
[00:02:31] Isso faria um ambiente
mais seguro.
[00:02:32] Então, eu totalmente
apoio a Reitoria e acho que é realmente ótimo que a faculdade esteja tomando
essa iniciativa, porque não foi uma das demandas.
[00:02:39] A faculdade, em si
mesma, disse que nós vamos fazer isso porque nós acreditamos que é o que
devemos fazer.
[00:02:43] Eles foram além na
política sobre o discurso de ódio.
[00:02:46] Acho que sim, em
alguns aspectos.
[00:02:47] "Black lives
metter!
[00:02:48] Black lives
metter!" Protestos estão erupindo em campos universitários em todo o país,
enquanto estudantes pedem que administradores encaminhem violências raciais
através de cursos obrigatórios de treinamento de sensibilidade, contratando
empregados com maior diversidade para a faculdade e a renúncia de presidentes
universitários que respondam insuficientemente a isso.
[00:03:05] A mudança vem da
escuta, do aprendizado, do cuidado.
[00:03:09] Vídeos capturados na
Universidade de Yale mostram um estudante gritando contra um professor tentando
engajá-la em uma conversa sobre o papel da faculdade em regular os vestidos de
Halloween para estudantes.
[00:03:19] Não tem nada a ver com
criar um espaço intelectual.
[00:03:22] Não é!
[00:03:22] A esposa desse
professor, também uma membro da faculdade, depois se desligou da Yale, dizendo
que o clima atual em Yale não é, na minha opinião, conduzido a um diálogo civil
e a uma investigação aberta.
[00:03:32] Outro vídeo da
Universidade de Missouri mostra estudantes e pelo menos um professor empurrando
jornalistas fora do seu espaço seguro.
[00:03:40] Você está me
empurrando!
[00:03:42] Você está me
empurrando!
[00:03:44] Você precisa sair!
[00:03:45] Você precisa sair!
[00:03:46] Não, eu não.
[00:03:47] Enquanto estes
protestantes estão claramente exercitando seus direitos de primeira emenda,
imagens como estas levaram mais e mais observadores a se perguntar se os
estudantes da faculdade se importam com os direitos de livre manifestação dos
outros.
[00:03:58] Quais são as suas
opiniões sobre o conceito da liberdade de expressão?
[00:04:01] Você apoia a a
liberdade de expressão?
[00:04:02] Sim, eu apoio a
liberdade de expressão.
[00:04:04] A Oxy é um ambiente
que também apoia opiniões diferentes.
[00:04:07] A liberdade de
expressão permite que você tenha uma inspiração nova, constantemente.
[00:04:11] E eu acho que isso é
uma grande parte da comunidade aqui da Oxy.
[00:04:14] O Obama, na verdade,
encorajou isso, dizendo que, em vez de estudantes de universidade serem
criticados, eles deveriam ter essas discussões ativas para que eles pudessem
aprender algo novo e mudar seus pontos de vista um pouco.
[00:04:25] Muito censura.
[00:04:26] A censura daria muito
poder para poucos indivíduos.
[00:04:31] E eu acredito em uma
distribuição de mais poder.
[00:04:34] Eu acho que todo mundo
deveria ser capaz de dizer o que acredita e o que está na sua mente.
[00:04:38] A maioria dos
estudantes com quem falamos parece defender o diálogo livre em princípio, se
não sempre na prática.
[00:04:44] Mas um organizador dos
protestos das semanas anteriores evitou até o conceito de diálogo livre com
suspensão profunda.
[00:04:50] Aqueles que usam o
retórico de diálogo livre são indivíduos que já estão em posições de poder, que
estão criando história, que estão criando essas narrativas dominantes.
[00:05:00] A liberdade de
expressão, conceitualmente, é sobre essa ideia de igualdade, que todo mundo
pode ter o direito de dizer algo, mas não é assim que a nossa sociedade
funciona, não é assim que esse campus universitário funcionam.
[00:05:10] Nós apenas ouvimos a
mesma reiteração de vozes particulares de novo e de novo.
[00:05:14] E são vozes de
estudantes brancos, são as vozes do presidente Veatch.
[00:05:17] Um recente polêmico do
Pew descobriu que 95 % dos americanos acreditam que os cidadãos deveriam ter o
direito de criticar as políticas do governo publicamente.
[00:05:25] Mas os números
diminuem quando se começa a falar sobre o diálogo ofensivo.
[00:05:28] 40% dos
"milenialls" acreditam que o governo deveria ser capaz de prevenir as
pessoas de fazer declarações que são ofensivas a grupos minoritários, por
exemplo.
[00:05:37] Se é uma fala racista,
algo que tenta enganar o público, eu acho que isso deveria ser prevenido.
[00:05:46] Eu acho que se a fala
envolve uma ameaça ou envolve violência de qualquer tipo, então isso não
deveria ser permitido.
[00:05:52] Mas além disso, eu não
acho que deveria haver uma regulação sobre isso.
[00:05:56] Pessoalmente, eu acho
que se você dizer a alguém que você odeia porque você é assim e assim, isso não
deveria ser permitido.
[00:06:02] De um lado, é uma
livre expressão, mas de outro, é um crime de odeio.
[00:06:05] Se você está dizendo
que você é uma pessoa menor porque você é musulmano, judeu, cristão, católico,
ou qualquer outro, isso não está certo e isso é um crime de odeio.
[00:06:11] Outra coisa sobre a
livre expressão, quando eu digo que é sobre poder e privilégio, isso só permite
coisas como o discurso de ódio, porque faz parecer que tudo o que falamos tem
peso igual, quando isso não é verdade.
[00:06:26] Não quero sinalizar o
Donald Trump, mas a sua abordagem com essa campanha política, dizendo que
devemos monitorar as mesquistas, que devemos construir o muro e impedir todos
os mexicanos, porque eles trouxeram suas gangues, trouxeram todos os seus
crimes, esse tipo de fala é realmente lesivo para essas pessoas, por nenhum
motivo, só porque ele quer ganhar as suas visões.
[00:06:44] O Donald Trump não
deveria ser permitido dizer essas coisas?
[00:06:47] Pessoalmente, eu não
diria, só porque, como muitas outras pessoas, eu não acho que ele tem as
capacidades de ser um presidente.
[00:06:55] Qual tipo de
repercussões você gostaria de ver para violações de discurso de ódio?
[00:06:59] Eu realmente não
pensei sobre isso, para ser honesto.
[00:07:02] Eu acho que de jeito
nenhum deveríamos enviar alguém à prisão por isso, mas eu acho que deveria
haver proteção de pessoas que estão sendo atacadas.
[00:07:08] O que dizemos em
termos de discurso de ódio tem um peso incrível, certo?
[00:07:12] Porque é intimamente
ligado à violência contra pessoas de cor, é intimamente ligado ao complexo
penitenciário.
[00:07:18] Você acha que a
liberdade de expressão é valorizada neste campus?
[00:07:22] Sim, eu acho que sim.
[00:07:23] Você sente que a
liberdade de expressão está bem no campus do Occident?
[00:07:26] Sim.
[00:07:27] A única coisa que eu
sei agora é que nós estamos em uma posição em que você não pode ignorar o que
está acontecendo neste campus, e essa é a linha final.
[00:07:35] Então, os alunos estão
olhando para trás por um tempo agora.
[00:07:38] Se eles estão usando a
justificação de uma palavra livre, isso depende deles.
[00:07:46] Se eu espirrasse e
você dissesse que Deus te abençoe, isso poderia ser uma microagressão?
[00:07:59] Eu gostaria de dizer
que não, mas ao mesmo tempo, eu acho que isso tem a ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário