Grupos do Google
Participe do grupo Prof.DBM
E-mail:
Visitar este grupo

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Direito civil: aula 01

Alunos da Estácio, podem baixar o áudio de nossa primeira aula aqui. Conforme combinado em sala, peço para que:

1. baixem esse áudio sobre Direito constitucional e constitucionalização do direito (palestra de Luis Roberto Barroso). Também podem ouvir a palestra on line, sem baixar, aqui.

2. leiam o texto Constitucionalização do Direito Civil

Bibliografia

Qualquer dos livros abaixo pode ser utilizado para seus estudos neste semestre. Estão na minha ordem pessoal de preferência:

- Pablo Solze Gagliano e Roberto Pamplona Filho
- Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald
- Caio Mário da Silva Pereira

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Acessando o Moodle

O site de nossa plataforma de EAD pode ser acessado pela página da UCP. Caso a página esteja em manutenção, você pode usar um link alternativo. Basta clicar aqui.

Moodle: como fazer postagens no blog?

O blog é uma ferramenta importante em nossa disciplina. Nele, cada um dos alunos deverá fazer um "diário" de sua atividade acadêmica e compartilhar com os demais. Leu um texto interessante? Viu na TV alguma coisa que pode ajudar nos seus estudos? Algum ponto da aula foi relevante para você? Teve algum insight que merece ser anotado para posteriores pesquisas? Escreva tudo em seu blog!!

Isso permitirá que o professor e os demais colegas acompanhem seu processo de estudo. A partir daí, podem ser feitas sugestões que certamente serão úteis para você.

Não deixe também de ver os blogs dos demais alunos. Inclusive, você pode comentar alguma postagem de um colega em seu próprio blog, o que permite uma interação muito proveitosa.

Bem, mas como fazer uma postagem no blog? É muito simples. Veja as figuras e as breves explicações (clique nas figuras para ampliá-las e visualizá-las com melhor nitidez).

1. Depois de entrar na plataforma com seu login e senha, clique no seu nome.


2. Aparecerá a tela do seu perfil. Ali, você pode fazer várias coisas (pode aproveitar para colocar uma foto sua!). Mas, por enquanto, estamos preocupados em como fazer postagem no blog. Então, clique na guia "Blog".



3. Na tela que aparece, você tem várias opções. Veja as três setas abaixo. A seta azul indica o link em que você pode acrescentar um texto novo em seu blog. A seta verde indica o espaço onde você pode visualizar suas postagens, iniciando sempre pela mais recente. A seta preta indica as opções "Modificar" (alterar sua postagem antiga) ou "Cancelar" (apagar sua postagem antiga). Para cada postagem, existem opções próprias para modificar ou cancelar. Clique no link indicado na seta azul, já que queremos aprender a introduzir um novo texto no blog.


4. Você introduz um título e digita seu texto. Role a tela para baixo, para ver demais opções.



5. Note, agora, as opções que aparecem. Siga a numeração na imagem:

  1. "Anexo": aqui, você pode usar a opção de anexar um arquivo, da mesma forma como faria com um anexo de e-mail. Isso pode ser útil quando sua postagem estiver vinculada a um documento que você quer consultar mais tarde, ou quando quer disponibilizar o documento para os visitantes de seu blog.
  2. "Publicar em": nesta opção, você indica se quer que sua postagem fique temporariamente como rascunho, ou se quer que fique disponibilizada para os demais colegas. A opção rascunho é interessante quando o texto ainda está em elaboração, e você o salva para trabalhar mais tarde. Mas deixe sempre suas postagens abertas aos demais, pois a construção colaborativa do conhecimento é essencial em nossa disciplina!
  3. "Etiquetas": nesta opção, você pode introduzir palavras ou pequenas frases que sirvam como indicativos de seu texto. Isso é muito útil quando alguém quiser procurar por termos específicos.
  4. "Salvar mudanças" ou "Cancelar": nesta opção, você salva seu texto ou cancela. Quando fizer postagens grandes, lembre-se de salvar constantemente, para não perder o seu trabalho.