Grupos do Google
Participe do grupo Prof.DBM
E-mail:
Visitar este grupo

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Textos para a pós

Prezados alunos da pós, na Uni-Anhangüera, seguem os textos para domingo:

Em busca da judicialização da política

Poder judiciário, ativismo judiciário e democracia

Problemas com o governo dos juízes: sobre a legitimidade democrática do “judicial review”

Decisões políticas e controle jurisdicional da constitucionalidade

Administração financeira e orçamentária: conceitos para compreender a Lei n. 4.320/64


sábado, 13 de setembro de 2008

UCP: normas para apresentação de trabalhos acadêmicos

Para os alunos que estão fazendo suas monografias, e também para os de Metodologia de Pesquisa:


Read this document on Scribd: Normas Para Apresentacao Trabalhos

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Como é a norma jurídica?

Conforme prometido aos alunos de Introdução ao Direito, neste link aqui vocês poderão encontrar um material bem didático sobre a diferença da norma jurídica para as normas morais, religiosas e de trato social. O material visa a completar o seu estudo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Conciliação gera economia de R$ 1,5 milhão em perícias

A duplicação de trecho da BR 101, entre os municípios gaúchos de Osório e Torres, virou um exemplo de como a Justiça pode funcionar bem, principalmente quando há conciliação. Graças a um projeto comandado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região foram feitos, de 2006 a 2008, mais de 1,4 mil audiências para a desapropriação de áreas que serão afetadas pelas obras. Em 90% das audiências, houve acordos. O erário economizou R$ 1,5 milhão somente em perícias que teriam de ser feitas se houvesse processos judiciais. O projeto foi batizado como Sistema de Conciliação (Sistcon).

Hospital não paga por erro de médico desvinculado a ele

Quando há imprudência de um médico desvinculado ao hospital em uma cirurgia, o estabelecimento não fica obrigado a indenizar o paciente. O entendimento é da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros decidiram que o Hospital e Maternidade São Lourenço Ltda. (SC) não deve ser responsabilizado solidariamente por erro médico em cirurgia de varizes uma vez que ele não prestou serviços ao hospital.

Chinaglia reclama de interferência do Judiciário

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, criticou nesta terça-feira (9/9) o exercício de atribuições legislativas pelo Poder Judiciário, o que, segundo ele, ocorreu em manifestações recentes de tribunais superiores. O Supremo Tribunal Federal, por exemplo, já mostrou que, diante da inércia do Congresso, ele vai legislar.

Sócios de escritório de advocacia têm legitimidade para responder por danos causados a cliente

Os sócios do escritório de advocacia, ainda que não tenham atuado na representação processual, são responsáveis pelos danos causados a seus clientes. Isso basta para que respondam em juízo por supostas dívidas da sociedade. Essa foi a decisão da Terceira Turma numa ação sobre arbitramento de honorários e restituição de indébito.

Alteração do Estatuto da OAB

O Estatuto da OAB foi alterado pela Lei nº 11.767/08. Há um interessante artigo sobre a alteração aqui.

Ética Profissional

Para os alunos de Ética das Profissões Jurídicas, segue um conjunto de ementas do mês de agosto de 2008, publicadas pela Turma de Ética da OAB/SP. Clique aqui.

CNJ edita resolução sobre interceptação telefônica

Vejam um artigo e o teor da resolução aqui.

sábado, 6 de setembro de 2008

TSE: TV não tem de tratar todos candidatos da mesma forma

Leia mais: "A TV Liberal não é obrigada a entrevistar a candidata a prefeitura de Belém, Marinor Jorge Brito (Psol). A decisão é do ministro Arnaldo Versiani, do Tribunal Superior Eleitoral, que suspendeu decisão liminar que obrigava a emissora a incluir a candidata nos debates e entrevistas nas mesmas condições dos demais.

A candidata se sentiu prejudicada porque a TV Liberal decidiu entrevistar apenas os candidatos que tivessem ao menos 5% nas pesquisas eleitorais, conforme informações da pesquisa Ibope/TV Liberal. Também seriam entrevistados os candidatos de partidos que tenham pelo menos cinco deputados, requisito que o Psol não atende."